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Google é multado em mais de US$ 40 milhões por configurações enganosas de localização no Android

imagem: Leon Neal Getty Images

O Google foi multado em mais de US$ 40 milhões na Austrália por cerca de cinco anos de ajustes no Android que, em uma decisão judicial de 2021, foram encontrados para iludir os consumidores a coletar dados de localização.

A Australian Competition and Consumer Commission (ACCC) entrou com uma ação contra o Google e sua subsidiária australiana em outubro de 2019, levando o gigante da tecnologia ao tribunal por iludir os consumidores sobre a coleta e uso de seus dados pessoais de localização. em telefones Android entre janeiro de 2017 e dezembro de 2018.

Em abril de 2021, um tribunal considerou que o Google violou a lei australiana do consumidor quando disse a alguns usuários do Android que a configuração do histórico de Localização era a única configuração da conta do Google que afetava a coleta, manutenção e uso de dados de identificação pessoal sobre sua localização.

Na verdade, outra configuração - chamada 'Web & App Activity' - também permitiu que o Google pegasse os dados de localização dos usuários do Android e isso foi ativado por padrão, como o ACCC observou em um comunicado de imprensa hoje

Os reguladores estimam que cerca de 1,3 milhão de usuários de contas do Google na Austrália podem ter visto uma tela que o Tribunal considerou ter violado a Lei do Consumidor.

"Esta importante sanção imposta pelo Tribunal hoje envia uma forte mensagem às plataformas digitais e outras empresas, grandes e pequenas, de que não devem iludir os consumidores sobre como seus dados são coletados e usados", disse a presidente da ACCC, Gina Cass-Gottlieb, em uma afirmação..

“O Google, uma das maiores empresas do mundo, conseguiu manter os dados de localização coletados por meio da configuração 'Atividade na Web e de aplicativos' e esses dados retidos podem ser usados ​​pelo Google para segmentar anúncios para alguns consumidores, mesmo que esses consumidores tenham o ' A configuração do Histórico de localização está desativada.”

“Dados de localização pessoal são sensíveis e importantes para alguns consumidores, e alguns dos usuários que viram as representações podem ter feito escolhas diferentes sobre a coleta, armazenamento e uso de seus dados de localização se as representações enganosas não tivessem sido feitas pelo Google”, ela adicionado.

De acordo com a ACCC, o Google tomou medidas para corrigir a conduta contrária até 20 de dezembro de 2018, o que significa que os consumidores no país não foram mais exibidos nas telas enganosas.

Na época da decisão do tribunal no ano passado, o Google disse que discordava das conclusões e que estava considerando um recurso. Mas, no caso, decidiu levar os caroços.

A Lei de Serviços Digitais (DSA) destina-se geralmente a aumentar a responsabilidade e a prestação de contas em torno dos serviços digitais.

As penalidades por violações do DSA podem chegar a 6% do faturamento anual global. Portanto, o custo e o risco de roubar os dados das pessoas certamente estão aumentando. Se isso será suficiente para fazer os gigantes do rastreamento pensarem – ou, o que é realmente necessário, forçar uma reforma significativa de modelos de negócios hostis à privacidade – ainda não se sabe.

Fonte: techcrunch

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