Google é multado em mais de US$ 40 milhões por configurações enganosas de localização no Android
imagem: Leon Neal / Getty Images
O Google foi
multado em mais de US$ 40 milhões na Austrália por cerca de cinco anos de ajustes
no Android que, em uma decisão judicial de 2021, foram encontrados para iludir os
consumidores a coletar dados de localização.
A Australian
Competition and Consumer Commission (ACCC) entrou com uma ação contra o Google
e sua subsidiária australiana em outubro de 2019, levando o gigante da tecnologia
ao tribunal por iludir os consumidores sobre a coleta e uso de seus dados
pessoais de localização. em telefones Android entre janeiro de 2017 e dezembro
de 2018.
Em abril de
2021, um tribunal considerou que o Google violou a lei australiana do
consumidor quando disse a alguns usuários do Android que a configuração do
histórico de Localização era a única configuração da conta do Google que
afetava a coleta, manutenção e uso de dados de identificação pessoal sobre sua localização.
Na verdade,
outra configuração - chamada 'Web & App Activity' - também permitiu que o
Google pegasse os dados de localização dos usuários do Android e isso foi
ativado por padrão, como o ACCC observou em um comunicado de imprensa hoje
Os reguladores
estimam que cerca de 1,3 milhão de usuários de contas do Google na Austrália podem
ter visto uma tela que o Tribunal considerou ter violado a Lei do Consumidor.
"Esta importante
sanção imposta pelo Tribunal hoje envia uma forte mensagem às plataformas
digitais e outras empresas, grandes e pequenas, de que não devem iludir os consumidores
sobre como seus dados são coletados e usados", disse a presidente da ACCC,
Gina Cass-Gottlieb, em uma afirmação..
“O Google,
uma das maiores empresas do mundo, conseguiu manter os dados de localização coletados
por meio da configuração 'Atividade na Web e de aplicativos' e esses dados
retidos podem ser usados pelo Google para segmentar anúncios para alguns consumidores, mesmo que esses consumidores tenham o '
A configuração do Histórico de localização está desativada.”
“Dados de
localização pessoal são sensíveis e importantes para alguns consumidores, e
alguns dos usuários que viram as representações podem ter feito escolhas
diferentes sobre a coleta, armazenamento e uso de seus dados de localização se
as representações enganosas não tivessem sido feitas pelo Google”, ela
adicionado.
De acordo
com a ACCC, o Google tomou medidas para corrigir a conduta contrária até 20 de
dezembro de 2018, o que significa que os consumidores no país não foram mais
exibidos nas telas enganosas.
Na época da
decisão do tribunal no ano passado, o Google disse que discordava das
conclusões e que estava considerando um recurso. Mas, no caso, decidiu levar os
caroços.
A Lei de
Serviços Digitais (DSA) destina-se geralmente a aumentar a responsabilidade e a
prestação de contas em torno dos serviços digitais.
As
penalidades por violações do DSA podem chegar a 6% do faturamento anual global.
Portanto, o custo e o risco de roubar os dados das pessoas certamente estão
aumentando. Se isso será suficiente para fazer os gigantes do rastreamento
pensarem – ou, o que é realmente necessário, forçar uma reforma significativa
de modelos de negócios hostis à privacidade – ainda não se sabe.
Fonte: techcrunch
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